Estacas Escavadas de Grande Diâmetro ou “Estacões” são escavadas ou perfuradas por rotação, com emprego de lama estabilizante (para suporte das escavações) e concretagem submersa (de baixo para cima) autoadensável. Os diâmetros podem variar de 70 a 250 cm.
Os equipamentos utilizados constam de uma mesa rotativa e/ou rotatores hidráulicos, que acionam uma haste telescópica tipo Kelly, que tem acoplada na sua extremidade inferior a ferramenta de perfuração, cujo tipo variará em função da natureza do terreno a perfurar: trado, caçamba ou coroa.
Escavação/Perfuração:
Inicia-se a escavação com a colocação de um tubo (camisa) guia, com diâmetro 10 cm maior que o diâmetro da estaca a ser escavada, cujo comprimento é de 1,50 a 2,00 metros. Prossegue-se a escavação, simultaneamente com o enchimento do furo com lama estabilizante, até a profundidade prevista em projeto.
A ferramenta penetra no solo por rotação e, quando cheia, a haste é levantada e a ferramenta é automaticamente esvaziada por força centrífuga, no caso do trado, ou por abertura do fundo, no caso da caçamba.
A lama estabilizante tem a função de garantir a estabilidade do furo (evitando a utilização do revestimento em solo) e de manter a suspensão dos detritos provenientes da desagregação do terreno.
Procede-se à limpeza do fundo da estaca com a própria ferramenta de escavação, removendo a pasta viscosa e densa. Para o caso de se utilizar lama bentonítica, deve-se adequar a lama dentro dos parâmetros exigidos, substituindo-a ou desarenando-a através de bombas de submersão, ou por meio de circulação reversa, ou ainda por “air-lift”.
Colocação da Armadura:
Com um guindaste auxiliar ou com a própria perfuratriz, a armadura é içada e colocada na estaca de forma a prever sempre a passagem do tubo tremonha para a concretagem.
A armadura é apoiada na camisa-guia, a fim de evitar deslocamentos no momento da concretagem. Deve-se prever roletes distanciadores para garantir o necessário cobrimento.
Concretagem:
Após a colocação da armadura na estaca, inicia-se a concretagem imediatamente. O sistema de concretagem utilizado na execução da estaca escavada é o submerso, ou seja, aquele executado de baixo para cima de modo contínuo e uniforme. Para tanto, são montados tubos de concretagem chamados de tremonha.
Durante a concretagem, serão executados cortes na tubulação, sempre que necessários, garantindo que a ponta do tubo tremonha fique imersa pelo menos 3,00 metros no concreto. Para garantir a qualidade do concreto no topo da estaca, é aconselhável parar a concretagem 0,50 metro acima da cota de arrasamento.
O concreto deve seguir a seguinte especificação:
• Consumo de cimento ≥ 400Kg por m³ e fator a/c ≥ 0,6;
• Agregados: Pedra nº. 1, arredondada, evitando-se formas lamelar, sendo proibido o uso de pó-de-pedra;
Areia 35% a 45% do peso dos agregados;
• Abatimento = 20 ± 2 cm.